Facebook pode ser usado como ferramenta educacional
Facebook é uma rede social que mais cresce nos últimos tempos. Milhares de usuários do mundo inteiro estão usando este meio como ferramenta para o desenvolvimento de comunidades sociais. Mas também pode ser uma ferramenta educacional?
Muitos professores de todo o mundo tem se preocupado com a integração de ferramentas tecnologicas e de comunicação em práticas educacionais, a partir do uso de um processador de texto, a distribuição de materiais em blogs, fóruns ou por e-mail.
Ultimamente, usar o Facebook como ferramenta educacional nos permitir realizar alguns trabalhos interessantes para enriquecer a prática docente.
O Facebook é uma ferramenta que pode facilitar a aprendizagem em colaboração com outros indivíduos, grupos de indivíduos, tanto em processos de ensino formal e não formal e podem levar a pontos de intersecção das comunidades de aprendizagem colaborativa, desenvolvimento de novas tecnologias e o impacto nos processos de aprendizagem em rede.
Dr. Aury Curbelo, que usa o Facebook no seu ensino, destaca as principais vantagens deste método:
- Criação de Grupos: é possível definir quem fará parte de um grupo, deixando-o aberto ou restrito a usuários com permissão. Na educação, este último pode atuar como um elemento de ordem e controle.
- Unificação do campo: Outra ideia interessante é que, usando o mesmo campo, você pode criar grupos diferentes, por exemplo, para cada um dos cursos.
- Notificação de e-mail: tudo o que acontece em grupos é relatado para enviar e-mail, facilitando a tarefa de gerenciar e atualizar informações.
- Aumento da participação: com base na experiência, os alunos participam mais ativamente, pois é uma ferramenta que ele sabem usar muito bem e é significativo para eles.
- O fluxo de informações: Os alunos enriquecem a aprendizagem com fotos das atividades.
-
Facebook en la Educación: Experiencias de UsoView more presentations from acurbelo
—————






