18/04/2011 10:24

Como funcionam as mídias sociais?

Quantas vezes você ficou se perguntando: “como as redes sociais funcionam?”, “como elas conseguem ser tão importantes em nossas vidas?”. Há dezenas de livros e até algumas séries na TV, como a Six Degrees, que tentam explicar e exemplificar como as relações sociais mudam nossas vidas.

Relacionar-se com alguém ficou ainda mais fácil com a internet e, depois do surgimento das redes sociais, virou quase uma obrigação. No entanto, muitas pessoas não entendem como as relações sociais e a internet andam lado lado, pois o velho debate internet x sociabilidade sempre vem à tona.

Para entender como a internet influencia em nossas relações sociais, você não precisa ler dezenas de livros que falem sobre o assunto (exceto se você quer se especializar no assunto). Entender como as redes sociais funcionam é interessante em um mundo em que quase todos os internautas estão no Orkut, Facebook, Twitter e outra mídias sociais, como o YouTube, Slideshare e por aí vai.

A série Common Craft é um sucesso no YouTube, pois com alguns pedaços de papel e muita didática, Leele Fever se tornou um ícone dentro do site de vídeos. Assista a seguir o vídeo “Social Networking in Plain English” para entender como as redes sociais funcionam. Infelizmente ele está em inglês, mas mesmo assim é fácil de entender.

Além das conexões sociais, é possível entender os blogs a partir do mesmo método. No vídeo “Blogs em Linguagem Básica” saiba como os blogs funcionam e como eles se tornaram um marco no mundo das notícias do século 21.

Por fim, que tal entender melhor o maior fenômeno da internet nos últimos anos? O Twitter também ganhou uma explicação simplificada e depois deste vídeo, você pode entender porque 140 caracteres valem muito na internet.

Entender como as redes sociais funcionam, contribui para que você compreenda a internet como um todo, afinal, estamos conectados. Por isso, use o poder das conexões para fazer amigos, aprender, fazer bons negócios ou baixar preços, seja pela internet ou no mundo real.

Publicado originalmente no Blog3

 

—————

Voltar